Para entender a fantástica diversidade de insetos, é essencial estudar sua morfologia e fisiologia. O corpo de um inseto adulto é dividido em 3 regiões distintas, cabeça, tórax e abdome. Antes de estudar cada uma destas partes, deve-se entender as propriedades do exoesqueleto dos insetos, pois ele determina grande parte da sua anatomia, fisiologia e locomoção.
Os insetos são animais invertebrados da classe Insecta, o maior
e, na superfície terrestre, mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda.
Os insetos são
o grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espécies descritas - mais do que todos os outros grupos de animais
juntos. Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos.
Existem aproximadamente 5 mil espécies de Odonata (libelinhas), 20 mil de Orthoptera (gafanhotos), 170 mil de Lepidoptera (borboletas), 120 mil de Diptera (moscas), 82 mil de Hemiptera (percevejos e afídeos), 350 mil de Coleoptera (besouros) e 110 mil de Hymenoptera (abelhas, vespas e formigas).

A cabeça é a região anterior do corpo em forma de cápsula que contém apêndices fixos (olhos eocelos)móveis (antenas e peças bucais).Em sua origem embrionária,a cabeça é formada por 6 segmentos. O formato da cabeça varia grandemente nas diversas espécies, mas é em geral bastante esclerotizada. Além dos apêndices, a cabeça apresenta suturas e cristas cefálicas de grande valor taxonômico.
A n t e n a s: Todos os insetos adultos e formas jovens de diversas espécies (ninfas) possuem um par de antenas (díceros). As antenas são apêndices móveis de função sensorial (olfato, tato, audição e gustação) e apresentam modificações diversas para o desempenho dessas funções.
O l h o s: Com exceção de algumas poucas espécies subterrâneas e endoparasíticas, a maioria dos insetos consegue enxergar relativamente bem, e muitas espécies têm sistemas visuais altamente desenvolvidos. A visão dos insetos é servida por 2 tipos de fotorreceptores : olhos compostos e ocelos.
P e ç a s b u c a i s:
O aparelho bucal é composto de apêndices móveis originados dos terceiro, quarto, quinto e sexto segmentos embrionários da cabeça. O aparelho bucal exposto (ectognato) compõe-se originalmente de oito peças. São elas:
lábio superior (labro): é uma peça que se movimenta para cima e para baixo, com função de retenção do alimento a fim de ser trabalhado pelas mandíbulas.
duas mandíbulas: localizam-se abaixo do labro e estão adaptadas para triturar, perfurar, moldar e cortar, além de defesa.
lábio inferior (lábio): possui função táctil e de retenção do alimento.
duas maxilas: auxiliam as mandíbulas e são formadas por partes menores, algumas de função táctil, gustativa, mastigadora ou perfuradora.
epifaringe: localiza-se na parte interna do labro, sendo recoberta de pêlos de função gustativa.
hipofaringe: inserida junto ao lábio inferior, em forma de "língua", tem função táctil e gustativa.
T Ó R A X
O tórax é a segunda região do corpo do inseto, caracterizado por apêndices locomotores - asas e pernas. É composto de três segmentos: protórax, que se une à cabeça, mesotórax, o segmento mediano, e metatórax, que se liga ao abdome. Cada uma dessas partes deriva de um segmento embrionário. Cada segmento possui um par de pernas; as asas, quando presentes, situam-se no meso e no metatórax. O protórax nunca tem asas.
As pernas são apêndices locomotores articulados, adaptados para movimento terrestre ou aquático. Todo inseto adulto possui 6 pernas (hexápodos), sendo que um número variável de "falsas pernas" (pseudópodos) abdominais pode ocorrer nas formas jovens, como é o caso de lagartas. A perna típica de um inseto é composta de 5 partes coxa, trocanter, fêmur, tíbia e tarso. O número de segmentos tarsais (tarsômeros) em geral varia de 1 a 5, e este número tem grande importância sistemática.
A s a s:
As asas são evaginações da cutícula localizadas dorso-lateralmente no corpo dos insetos. A maioria das ordens de insetos possui 4 asas, mas em adultos de Diptera, o par posterior é atrofiado, funcionando como órgãos de equilíbrio no vôo. Quanto ao número de asas os insetos podem ser ápteros (nenhuma), dípteros (2) ou tetrápteros (4). A formação destas asas é única no Reino Animal, pois são órgãos de origem própria, e não modificações de pernas.
As asas podem ser :
membranosas: finas, flexíveis, com nervuras bem distintas; ocorre na maioria das ordens .
tégminas: de aspecto pergaminhoso ou coriáceo, em geral alongadas, como as asas anteriores de Blattodea (baratas), Orthoptera e Mantodea .
hemiélitros: a parte basal é coriácea e a parte apical membranosa, como as asas anteriores de Hemiptera: Heteroptera .
élitros: asas duras e resistentes que servem de proteção. Ex.: asas anteriores de Dermaptera e Coleoptera .
balancins (halteres): asas posteriores atrofiadas com função de equilíbrio, encontradas em Diptera .
franjadas : alongadas, coberta de pêlos, com nervação reduzida, ex. Thysanoptera .
Essa região caracteriza-se pela segmentação típica, simplicidade de estrutura e por apêndices sensoriais e genitais. O abdome é originalmente formado por 11 segmentos (urômeros), mas o último segmento é bastante reduzido, e a segmentação nem sempre é visível, dando a impressão de um número menor de segmentos. Apesar da sua aparente simplicidade, o abdome é uma região altamente especializada, pois contém as principais vísceras do inseto, e é o principal responsável pelos movimentos respiratórios.
Quanto à sua união ao tórax do inseto, o abdome pode ser ?
séssil: quando se liga ao tórax em toda sua largura. Ex.: Coleoptera, Orthoptera, Blattodea
livre: quando há uma constrição mais ou menos pronunciada entre o tórax e o abdome. Ex.: Lepidoptera, Diptera .
pedunculado : quando a ligação é feita através de um área bastante estreita (pecíolo). Ex.: formigas e vespas .
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inseto
http://www.ufpe.br/entomologia/insecta.htm
Olá, tenho algumas ilustrações que penso que poderiam enriquecer sua postagem. Caso queiras é só solicitar. Adorei o ambiente rosa do seu blog. Bjão.
ResponderExcluir